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Versant
O Versant™ English Placement Test avalia as habilidades de fala, compreensão auditiva, leitura e escrita dos alunos de inglês. Os testes são pontuados automaticamente, em minutos, usando tecnologia de processamento de fala e texto. Os testes Versant ajudaram instituições acadêmicas em todo o mundo a colocar alunos de inglês em programas educacionais, acompanhar o progresso e medir o desempenho do aprendizado e avaliar as habilidades de alunos ou funcionários de grandes empresas.
Para concluir um teste Versant, você precisa ter um Número de Identificação do Teste (TIN). Você pode receber seu TIN de duas maneiras:
Depois de receber um TIN, você precisa validá-lo e selecionar o método de entrega do seu teste.
Observação: Se você não tiver seu TIN, entre em contato com seu administrador de teste para receber um.
Para validar o TIN e selecionar o método de entrega do teste:
Observação: Se o método de entrega do seu teste foi pré-selecionado pelo seu administrador de teste, você não terá escolha, mas ainda poderá baixar o CDT e as instruções do teste antes de iniciar o teste.
15. Veja os requisitos.
16. Baixe o Cliente de Desktop (CDT) - apenas se você selecionou o método de entrega CDT.
17. Baixe as instruções do teste.
18. Confirme que você leu as instruções do teste marcando a caixa.
19. Clique Start test (se você realizar o teste no navegador da Web) ou Done (para o método de entrega CDT).
Durante o processo de validação do TIN, você já escolheu a maneira como fará o teste. Agora, clique em um link abaixo para saber mais sobre como fazer um teste via cada método de entrega:
Para fazer o teste em seu navegador da web, certifique-se de que seu computador e navegador atendam aos nossos requisitos de sistema. Também recomendamos fortemente ler as instruções do teste para o seu método de entrega para garantir que você esteja preparado:
Depois de garantir que seu computador e fone de ouvido atendem aos nossos requisitos de sistema, validar seu TIN e ler as instruções do teste, siga as etapas:
Para fazer o teste em seu computador, certifique-se de que ele atenda aos nossos requisitos de sistema. Também recomendamos fortemente ler as instruções do teste para o seu método de entrega para garantir que você esteja preparado:
Depois de garantir que seu computador e fone de ouvido atendam aos nossos requisitos de sistema, abra o Cliente CDT e siga as etapas:
Seu teste é pontuado em minutos após a conclusão. Os resultados estão disponíveis apenas se seu administrador de teste optar por compartilhar os relatórios por e-mail ou pesquisa de pontuação online.
Para verificar suas pontuações online:
Versão 1.0.1 - Revisado em 04/06/2025
Antes de iniciar uma avaliação do Versant, certifique-se de que seu dispositivo atende aos requisitos técnicos essenciais:
Versant English Test
Versant English Placement Test
Versant English Writing Test
Versant 4 Skills Essential Test
IMPORTANTE:
Verifique a seguir se seu dispositivo possui os requisitos mínimos para realização do teste:
Computador / Notebook
Sistema operacional: Windows® XP SP3+, Vista 7, 8 ou 10
Memória: 512 MB para Windows XP; 1 GB para Windwos 7, 8 e 10
Espaço em disco: 5 GB de espaço livre em disco
Processador: Pentium®III a 600 MHz ou superior
Navegadores: Internet Explorer 7.0 ou superior
Rede (recomendado): conexão à Internet de banda larga (T1, DSL ou cabo)
Resolução da tela: pelo menos 1024px por 768px
Outros: Acesso de segurança de rede para permitir que o aplicativo CdtClient.exe acesse hhtps://www.VersantTest.com (porta 443)
Aplicativo Web (Navegadores de Internet)
Sistema operacional: Windows® XP, 7, 10 / Mac OS 10.10+
Compatibilidade do navegador:
Google Chrome v61+
Mozila Firefox v52+
Microsoft Edge 44+
Largura de banda da rede: 32 KB/s
Resolução da tela: 1024px x 768px
Fone de ouvido: O fone de ouvido USB montado na cabeça com microfone e fones de ouvido deve ser compatível com os requisitos abaixo. Um fone de ouvido deve ser usado durante o teste; microfones de computador embutidos não são aceitáveis.
Recursos de fone de ouvido
Modo de som: estéreo
Peça de ouvido: Duplo
Tamanho da unidade do driver: 32 mm
Resposta de Frequência: 20-20000 Hz
Impedância: 32 ohms
Recursos do microfone
Resposta de frequência: 100-1200 Hz
Impedância: 3320 ohms
Aplicativo para dispositivos móveis (celular/tablet)
Sistema operacional: iOS v10+, Android v5.1+
Espaço necessário:
Tamanho do download do aplicativo ~ 9,5 MB
Armazenamento mínimo necessário para fazer um teste ~ 29 MB
Armazenamento necessário para pré-baixar testes 140 MB
Conexão de Internet 3G ou Wi-Fi durante o download de teste (6-12 MB)
Rede (recomendado): Conexão à Internet 3G ou Wi-Fi durante o upload da resposta (6-12 MB)
Observação : A Internet não é necessária durante o teste.
Fone de ouvido: opcional. Para obter a melhor qualidade de gravação de som, o uso ideal é no modo Telefone sem fone de ouvido. O modo de alto-falante sem fone de ouvido oferece a melhor qualidade de som.
Clique no link a seguir para realizar uma verificação completa de seu dispositivo e sistema operacional, afim de checar se estão aptos para realização do teste.
> https://bit.ly/345BEQJ
Versão 1.0.1 - Revisado em 04/06/2025
Fazendo um teste Versant
1. A Pearson oferece testes práticos?
Testes práticos para nossos produtos Versant English estão disponíveis para compra online.
2. Como posso me preparar para o meu teste?
Experimente uma demonstração , compre um teste prático e leia o guia oficial do teste que você fará. Há guias disponíveis para cada um dos nossos testes da Versant English, abrangendo os tipos de perguntas que serão feitas e dicas para respondê-las.
3. Como faço um teste Versant?
Os testes do Versant podem ser realizados em um computador ou celular (smartphone). O administrador do teste o orientará sobre o método preferido e fornecerá instruções adicionais para você começar.
Confira mais informações no artigo "Faça o teste" .
4. Posso fazer um novo teste com o mesmo Número de Identificação de Teste (TIN)?
Não, depois que você tentar usar seu TIN, ele não poderá ser usado novamente.
5. Quando um NIF é considerado "usado"?
Um teste é considerado utilizado após ser iniciado. Se você tentar fazê-lo novamente, receberá uma mensagem de erro e não poderá fazê-lo.
6. Perdi meu NIF. Como faço para obter um novo?
Você precisará entrar em contato com a pessoa que administrou o seu teste. O administrador do teste determinará se outro teste pode ser distribuído.
Verificando as notas dos testes
1. Como posso ver minha pontuação?
Cada teste possui um Número de Identificação do Teste (TIN) exclusivo no canto superior direito da folha de prova.
Após localizá-lo, acesse o site de consulta de notas do teste , insira-o no espaço fornecido e selecione Obter nota . Se você tiver uma conta ScoreKeeper , poderá fazer login para visualizar sua nota.
2. Quanto tempo demora para obter uma pontuação?
As pontuações geralmente ficam disponíveis on-line minutos após a conclusão do teste.
3. Por que ocorre um erro quando tento obter minha pontuação no teste?
O administrador do seu teste pode ter impedido você de recuperar sua pontuação. Como a Pearson não aplicou o seu teste, não podemos fornecer uma pontuação diretamente. Entre em contato com o administrador do seu teste para obter sua pontuação.
Versão 1.0.0 - Publicado em 04/06/2025
Descubra como podemos ajudar você em sua jornada com os testes do Certificado de Inglês da Versant by Pearson.
Observação: o Certificado de Inglês Versant by Pearson (VEC) não estará mais disponível para compra. Oferecemos suporte aos testes existentes, mas não haverá novas compras a partir de 12 de março de 2025.
Se você já adquiriu o VEC, poderá fazê-lo.
Os códigos de ativação existentes para o VEC ainda são válidos. Seus certificados e resultados de testes existentes continuarão disponíveis.
Utilize o menu a seguir para navegar entre os temas:
> Sobre o Teste (Voltar ao Menu)
1. O que é o Certificado de Inglês Versant by Pearson?
2. O Versant by Pearson English Certificate é para mim?
3. Preciso marcar uma consulta ou ir a um centro de testes?
4. Preciso baixar um aplicativo?
5. Quanto tempo dura o teste?A duração do seu teste depende do teste que você escolher:
Cada seção do teste é baseada em um tipo específico de questão. Você encontrará vídeos em nosso site com instruções claras e exemplos de perguntas e respostas para cada seção do teste.
6. Como receberei meu certificado?
> Prepare-se para o teste (Voltar ao Menu)
1. Como devo me preparar para o meu teste?O Certificado de Inglês Versant by Pearson avalia seu inglês autêntico e cotidiano, não sua capacidade de passar em uma prova, portanto, não há necessidade de uma preparação intensiva para o teste. Você encontrará os seguintes recursos de prática gratuitos em nosso site, que ajudarão você a se preparar para a aparência da prova e o que esperar dela:
2. O que é o Teste Prático gratuito e por que ele é importante?
3. Quais são os resultados do Teste Prático?
4. Quanto tempo dura o teste prático?
5. Quais são as diferenças entre o Teste Prático e o teste oficial?
> Faça o teste (Voltar ao Menu)
O artigo se aplica a: Versant by Pearson. Funções: Administrador de Conta, Distribuidor, Cliente Final, Candidato a Teste.
1. O que preciso para fazer o teste?Antes de fazer o teste, você deve se certificar de ter o seguinte:
Os requisitos para o teste prático e o teste oficial são exatamente os mesmos, exceto que o teste prático não exige documento de identificação.
2. De que ambiente de teste preciso?
Para garantir que você seja avaliado de forma justa e obtenha a melhor pontuação possível, você deve garantir que seu ambiente de teste seja:
Silencioso
Privado
Bem iluminado
3. Posso usar fones de ouvido, headsets ou auriculares enquanto faço o teste?
4. Como devo me comportar durante meu teste?
Durante o seu teste, nosso sistema de supervisão analisará seu comportamento em busca de possíveis trapaças ou ações suspeitas. Portanto, é muito importante que você siga estas regras e recomendações para que seu teste seja certificado com sucesso:
Seu comportamento físico:
Seu comportamento técnico:
5. O que é a experiência pré-teste?
Antes de iniciar o teste, você passará pela experiência pré-teste. Ela inclui três etapas importantes para garantir que você tenha tudo o que precisa para um resultado válido:
6. O que acontece se eu tiver uma dificuldade técnica antes ou durante o teste?
7. O que devo fazer se não me sentir bem ou se minha voz estiver rouca no dia do meu teste?
8. Com que frequência posso fazer um teste?Você pode tomar:
Para determinar se você pode fazer outro teste, verificaremos os 90 dias anteriores para validar se a quantidade de testes não excedeu essas regras. Observe que essas regras se aplicam a testes de qualquer versão — repetições atribuídas à sua conta não são contabilizadas nessas regras.
> Pontuação (Voltar ao Menu)
1. Qual escala de pontuação o Versant by Pearson English Certificate usa?2. Como são pontuados os testes do Certificado de Inglês Versant by Pearson?
3. Quão precisa é a pontuação automatizada?
4. Por que há seções não pontuadas no teste?
5. O que é a "nota de corte" de uma organização?
6. Posso solicitar uma reavaliação?
> Teste de Segurança (Voltar ao Menu)
1. Quão seguro é o certificado Versant by Pearson English?
Nosso robusto sistema de segurança multicamadas garante que cada teste seja seguro e válido. Ele verifica a identidade de cada candidato e também confirma que não houve fraude durante o teste. O sistema inclui:
Segurança do Candidato
Segurança de hardware
2. Como o sistema de fiscalização previne fraudes?
3. Como você verificará minha identidade?
Nosso sistema estabelecerá sua identidade comparando as informações fornecidas ao criar seu perfil com as principais informações do seu documento de identidade. Isso garante que seu certificado seja totalmente confiável.
Você deve seguir estas diretrizes para garantir sua aprovação em nossa verificação de identidade:
4. Quais tipos de documento de identidade são aceitos?
Antes do teste, você precisará fornecer um documento de identificação que atenda aos requisitos descritos abaixo:
Formas aceitáveis de identificação
Formas de identificação inaceitáveis
> Resultados dos Testes (Voltar ao Menu)
1. Quando e como receberei o resultado do meu teste?
2. Por que meu teste aparece como "Revisão pendente"?
3. Por que meu teste aparece como "Não é possível certificar"?
4. O que é a "Pontuação Geral" no meu certificado?
5. Por que minhas pontuações "Geral" e "Oratória" estão marcadas com um asterisco (*)?
> Seu certificado (Voltar ao Menu)
1. Onde posso encontrar meu certificado?
2. O que posso fazer com meu certificado?
3. Por quanto tempo meu certificado é válido?
4. O que é MyTopScore™?
5. Por que o MyTopScore™ não mudou depois do resultado do meu teste recente?
> Seu emblema Credly (Voltar ao Menu)
1. O que é um selo Credly e o que posso fazer com ele?
2. Quando meu selo Credly estará disponível?
3. Como aceito meu selo Credly?
4. Meu selo Credly será atualizado quando eu receber um novo MyTopScore™?
5. Acho que não recebi um e-mail da Credly. O que posso fazer?
> Compartilhe seu Certificado (Voltar ao Menu)
1. Como posso compartilhar meu certificado?
2. Com quantas organizações posso compartilhar meu certificado?
3. Como posso acompanhar as organizações com as quais compartilhei meu certificado?
4. Como posso saber se meu certificado foi visualizado pelo destinatário final?
> Informações Técnicas (Voltar ao Menu)
1. Quais são os requisitos técnicos mínimos para fazer o teste?
Hardware
Memória Ram
Resolução de Tela
Câmera
Você precisará de:
Microfone
Você precisará de:
Sistema operacional
Você precisará de:
Observe:
Firewall
Navegadores de internet suportados
Conexão de internet
2. Por que recebo a mensagem de erro dizendo "o dispositivo não é compatível"?
3. Como posso resolver problemas de firewall da empresa?
Permitir acesso em dispositivos da empresa
O que fazer
Aplicativo de desktop VEC
Para Windows:
Para macOS:
Endereços IP do VEC
Permitir os seguintes endereços IP garantirá que os serviços do VEC não sejam bloqueados por firewalls ou medidas de segurança semelhantes:
4. Por que não consigo baixar o aplicativo para desktop?
5. Por que recebo a mensagem de erro dizendo que minha câmera/microfone não está disponível?
6. O que posso fazer se receber uma mensagem de erro dizendo "sua conexão de internet está muito lenta" ou "há um problema com sua conexão"?
7. Posso retomar meu teste se perder a conexão com a internet?
8. O que posso fazer se não conseguir passar para a próxima página ou se meu computador travar durante o teste?
9. O que devo fazer se o botão de gravação não aparecer durante o teste?
10. O que posso fazer se ocorrer um erro e eu não conseguir reiniciar o teste?
11. Posso trocar de computador durante o teste?
12. Posso desinstalar o aplicativo depois de fazer o teste?
> Pagamentos e Reembolsos (Voltar ao Menu)
1. Comprei o teste, mas não consigo vê-lo na minha conta do Certificado de Inglês Versant by Pearson. O que devo fazer?
Às vezes, pode haver um pequeno atraso no processo de pagamento. Se o seu teste ainda não aparecer na sua conta após alguns minutos, entre em contato com nossa equipe de Suporte ao Cliente
2. Alguém que não seja o candidato pode comprar o teste?
Sim, os dados do candidato podem ser diferentes dos dados usados para o processo de pagamento. No entanto, é muito importante que os dados fornecidos para criar a conta do Certificado de Inglês Versant by Pearson do candidato correspondam exatamente aos dados que aparecem no documento de identidade usado para verificar sua identidade.
3. Quais métodos de pagamento estão disponíveis para comprar o teste?
O pagamento pode ser feito usando qualquer um dos seguintes métodos:
4. Como posso usar meu voucher de desconto?
Siga estes passos para usar seu voucher:
1. Cadastre-se e crie sua conta Versant by Pearson English CertificateVocê receberá um e-mail confirmando sua compra
5. Tenho um problema com meu voucher de desconto. O que devo fazer?
Entre em contato com nossa equipe de Suporte ao Cliente se tiver algum problema ao usar seu voucher.
6. Quanto tempo após a compra tenho para fazer o teste?
Entre em contato com nossa equipe de Suporte ao Cliente se tiver algum problema ao usar seu voucher.
7. Qual é a sua política de reembolso?
Entre em contato com nossa equipe de Suporte ao Cliente se tiver algum problema ao usar seu voucher.
8. Ocorreu um problema técnico durante meu teste. Posso solicitar um reembolso?
Entre em contato com nossa equipe de 8. Suporte ao Cliente com todos os detalhes do problema em até 24 horas.
Nós mitigamos problemas técnicos, por isso, investigaremos o problema e entraremos em contato com você. Se você for elegível para um reembolso, isso pode levar de 3 a 10 dias (dependendo da sua instituição de crédito).
Você pode encontrar mais informações sobre nossa Política de Reembolso em nossos Termos de Uso .
> Privacidade (Voltar ao Menu)
1. Onde posso encontrar mais informações sobre suas políticas?
Clique abaixo para conferir nossas políticas:
Versão 1.0.1 - Publicado em 04/06/2025
1. Como posso garantir uma experiência de teste ideal?
2. Qual navegador devo utilizar para realizar o teste?
3. Que tipo de microfone é necessário para realizar o teste?
Nota:
4. Identifiquei problemas de conexão à internet. O que posso fazer?
5. Como posso resolver o erro de falha de áudio?
2. Hardware e Som > Sons > Propriedades dos Alto-falantes
3. Depois, ajuste o nível e confirme se consegue ouvir áudio ao clicar no botão Reproduzir. Ajuste os níveis dos alto-falantes conforme necessário.
6. Como posso resolver o problema com o microfone?
1. Acesse o Painel de Controle
2. Hardware e Som
3. Som
4. Gravação
5. Selecione Microfone
6. Propriedades
7. Níveis
8. Os níveis do microfone não estão ajustados corretamente.
Verifique se:
7. O que devo fazer ao visualizar o sinal verde "Por favor, fale mais alto" durante o teste?
Nota: Você terá até 24 horas a partir do momento em que iniciou o teste para retomá-lo e concluí-lo.
8. O que devo fazer se visualizar um código de erro incompleto?
Esse tipo de erro ocorre quando você encerra intencionalmente o teste antes do tempo. Por gentileza, mantenha o navegador aberto durante toda a duração do teste.
9. O que devo fazer se não conseguir acessar novamente o teste?
Se não for possível acessar novamente o teste, isso significa que essa funcionalidade foi desativada pelo seu Gestor de Testes. Por favor, consulte o gestor responsável para tratar dessa questão.
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
Bem, temos seis tipos principais de questões no teste. Primeiramente, temos a "Leitura em Voz Alta", onde o candidato / candidata lê em voz alta uma frase ou trecho mostrado a ela. Em segundo lugar, temos a "Repetição de Frases", onde a pessoa ouve uma frase falada em velocidade normal de conversa e a repete palavra por palavra. Em terceiro lugar, há as "Perguntas de Resposta Curta", onde a pessoa ouve uma pergunta curta e responde com uma ou duas palavras. Em quarto, temos o que chamamos de "Construção de Frases". Aqui, a pessoa ouve uma frase que foi dividida em três partes e embaralhada, e ela reconstrói a frase na ordem correta e a repete de forma natural. Em seguida, temos um tipo de questão mais longa: "Recontar Histórias". A pessoa ouve uma história e, depois de ouvi-la uma vez, reconta a história com suas próprias palavras, mencionando todos os personagens, situações e ações que ocorreram. O último tipo de questão são as "Perguntas Abertas". Este tipo não é pontuado, ao contrário dos outros que são pontuados. Aqui, a pessoa ouve uma pergunta sobre seus valores, opiniões, vida familiar ou hábitos diários e responde. A resposta é gravada em um site seguro, ao qual o administrador do teste pode acessar mais tarde, caso queira ouvi-la.
2. Comparação do teste Versant e uma entrevista de emprego.
O teste de entrevista tem vantagens e desvantagens. Em uma entrevista, há interação direta entre o candidato e o examinador, o que permite ao examinador fazer perguntas mais fáceis ou mais difíceis para avaliar o limite das habilidades do candidato. Além disso, o examinador pode mudar os tópicos ou o tipo de pergunta para observar como o candidato se sai em diferentes áreas ou com diferentes tarefas. Embora esse formato seja considerado autêntico e a interação entre candidato e examinador pareça replicar a vida real, pesquisas mostram que isso nem sempre acontece. Na verdade, os candidatos podem usar estratégias de evasão ou adiar respostas quando não conseguem responder a uma pergunta, preferindo destacar seus pontos fortes em vez de expor suas fraquezas. Às vezes, isso é comparado a um jogo entre gato e rato, em que o examinador tenta descobrir a verdadeira capacidade do candidato, enquanto o candidato demonstra apenas o que deseja.
Esse é um método amplamente usado e comunicativo de avaliação. O teste Versant compartilha algumas semelhanças com essa abordagem, mas também possui diferenças. O Versant tem um conceito psicolinguístico, definido como a facilidade com o idioma. Essa facilidade se refere à capacidade de falar em um ritmo de conversa, responder de forma compreensível e apropriada às perguntas, e falar naturalmente com uso preciso da língua.
Assim como no teste de entrevista, o Versant explora os limites das habilidades do candidato. Ele utiliza um algoritmo automatizado inteligente que apresenta diferentes tipos de perguntas com variados níveis de dificuldade para garantir que cada participante receba questões adequadas ao seu nível. Os tópicos e tipos de itens também mudam com frequência durante o teste. Dessa perspectiva, o Versant se assemelha ao formato de entrevista.
O conceito psicolinguístico do Versant reflete processos similares aos que acontecem em uma conversa. O participante escuta um fluxo de fala (basicamente um conjunto de sons), faz sentido desse fluxo, identifica palavras e interpreta os significados. Em seguida, ele decide qual será sua resposta, seleciona o vocabulário, estrutura os termos de forma gramaticalmente correta e articula sua resposta de maneira compreensível. Esse processo de acompanhar o que foi dito, planejar uma resposta e formulá-la é o que constitui os conceitos psicolinguísticos, sendo os fundamentos da comunicação oral.
Pesquisas em psicolinguística informam esse sistema, como o fato de que os dois últimos passos de articulação (da codificação gramatical à articulação fonética) levam cerca de 40 milissegundos. Sabe-se que o tempo médio de silêncio entre turnos em uma conversação é de meio segundo a, no máximo, um segundo. Se o participante não responde dentro desse intervalo, o falante provavelmente continua falando ou outra pessoa na conversa toma a vez do participante, tornando essencial que ele consiga responder de maneira oportuna e apropriada.
Em comparação com entrevistas, onde o candidato pode usar estratégias como "Deixe-me pensar" e dar respostas mais lentas e gramaticalmente corretas, mas sem o fluxo comunicativo natural, o teste Versant estabelece um ritmo mais autêntico de comunicação. Assim, há duas abordagens distintas na avaliação da fala: a abordagem comunicativa da entrevista, baseada na interação percebida como autêntica, e a abordagem do Versant, que foca nas habilidades fundamentais de fala como conceitos psicolinguísticos. Ambas utilizam na pontuação os critérios de complexidade, precisão e fluência, que são padrões comuns para avaliar habilidades de fala.
Quando as duas abordagens são comparadas e os participantes realizam ambos os testes, os resultados correlacionam-se de forma expressiva. Estudos de validação mostram que as competências avaliadas em ambas as abordagens são muito semelhantes, o que resulta em pontuações altamente comparáveis.
3. Qual é o processo de desenvolvimento de testes que o Versant utiliza para os testes de fala?
Bem, temos processos muito rigorosos, e seguimos métodos de desenvolvimento e validação altamente criteriosos. Adotamos procedimentos padrão da teoria e prática de desenvolvimento de testes ao longo desse trabalho.
Para explicar brevemente as etapas: primeiramente, desenvolvemos nossas especificações de itens e especificações de teste. Isso define o que precisa ser avaliado, o objetivo do teste, quem será testado e orienta o design do teste. A partir disso, começamos a desenvolver os itens. Treinamos nossos criadores de itens, revisamos os itens, levamos os itens ao estúdio de gravação e os revisamos novamente. Realizamos verificações de controle de qualidade mais uma vez. Após desenvolvermos um conjunto com milhares de itens para nosso banco de questões, realizamos testes-piloto para que participantes reais experimentem os itens.
Temos falantes nativos e não nativos, aprendizes de inglês, respondendo a todos os itens. Coletamos as respostas dos testes—muitas milhares delas—e muitas respostas para cada item individualmente. Em seguida, transcrevemos e avaliamos essas respostas. As respostas dos testes, ou arquivos de áudio, são disponibilizadas para transcritores especialistas que escutam o arquivo de áudio com fones de ouvido, sentam-se em frente ao computador e digitam exatamente o que ouviram. Usamos isso para treinar o reconhecedor: isto é o que o participante disse. Além disso, treinamos o reconhecedor com procedimentos específicos para ajudar na identificação. Por exemplo, se uma palavra foi pronunciada incorretamente, codificamos isso de uma maneira especial para informar ao reconhecedor: "É assim que um falante nativo pronuncia isso" ou "É assim que um aprendiz pronuncia essa palavra quando a pronuncia errado" ou ainda "Essa é uma pronúncia comum errada dessa palavra específica".
Eles também possuem codificações especiais para ruídos orais, estalos de língua, respirações, ruídos de fundo e outros ruídos irrelevantes. Tudo isso é codificado na transcrição para maximizar a precisão de reconhecimento do nosso reconhecedor. Assim, temos os arquivos de áudio, a transcrição do arquivo de áudio (o que foi dito), e então as avaliações. Depois, temos nossa equipe de avaliadores especialistas, que são altamente qualificados—possuem no mínimo mestrado em linguística—e avaliam os arquivos de áudio considerando aspectos do desempenho oral, como pronúncia e fluência.
Com essas três informações—resposta em áudio, transcrição e avaliação—podemos treinar nossos modelos de pontuação para prever como um avaliador humano nativo ou especialista avaliaria aquela resposta. Utilizamos modelagens estatísticas avançadas, como a teoria de resposta ao item. Estabelecemos parâmetros para todos os itens e realizamos novamente verificações de controle de qualidade. Nesse ponto, podemos decidir quais itens descartar, quais manter e quais precisam ser revisados e possivelmente alterados. Realizamos verificações como: todos os falantes nativos conseguiram respondê-los adequadamente? Há algo complicado entre os itens? E assim por diante. Então, em cada etapa até aqui, reduzimos nossa coleção inicial de itens, mantendo apenas os melhores. Ainda são milhares, mas os melhores são colocados no nosso banco final de questões.
Depois, queremos garantir que tudo funcionou conforme o esperado. Embora o processo de desenvolvimento esteja quase concluído, precisamos realizar uma validação para verificar se as pessoas obtêm as pontuações esperadas ao realizarem o teste. Para isso, utilizamos um conjunto de validação de participantes—em geral 150 pessoas, às vezes 200—que representam a população-alvo de vários níveis de proficiência. Esses participantes realizam nossos testes, suas respostas são processadas pelo modelo de pontuação automatizado, e os resultados são encaminhados para nosso grupo de avaliadores humanos especialistas. As duas séries de pontuações são correlacionadas, e devemos alcançar uma alta correlação acima de 0,95. Isso confirma que os modelos de pontuação estão operando conforme o esperado, que os itens estão gerando as respostas linguísticas esperadas e que o teste está funcionando adequadamente.
Uma validação complementar é fazer com que esses participantes realizem outro teste, como TOEIC, IELTS ou TOEFL, e verificamos como as duas séries de pontuações se correlacionam. Essa é uma validação concorrente, e quando realizamos isso, normalmente as duas séries de pontuações se alinham, indicando que, sim, esses testes estão avaliando o mesmo construto: habilidade na linguagem falada.
Então, esse é um panorama geral do nosso processo de desenvolvimento de testes.
4. Como o Versant se compara a outros testes de inglês?
Realizamos vários estudos de validação para descobrir isso, e há cada vez mais evidências de que o Versant avalia habilidades semelhantes às de outros testes equivalentes. Como resultado desses estudos, mapeamos o teste para as escalas do Common European Framework (CECR) e para as escalas que desenvolvemos. Também criamos escalas de correspondência com o IELTS, TOEFL e TOEIC, e apresentamos uma alta correlação com esses testes. Naturalmente, temos a maior correlação com outros testes de fala, mas, de forma geral, a relação entre as pontuações do Versant e de testes semelhantes fica na faixa de 0,7 a 0,8, ou até mais alta. Portanto, se você quiser evidências documentadas desses estudos, entre em contato conosco.
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
1. Como saber se alguém realmente consegue se comunicar de forma eficaz?
Esse tipo de teste geralmente se limita a respostas curtas que parecem ser muito estruturadas e fáceis de realizar. No geral, ele não parece ter muita validade prática. Como saber se alguém realmente consegue se comunicar de forma eficaz? Primeiro, é importante destacar que nem todas as respostas são curtas. Há uma mistura de diferentes tipos de respostas. Algumas são curtas, com uma ou duas palavras. Outras consistem em frases completas, e algumas são mais longas, como na atividade de narrar histórias curtas, onde os participantes têm 40 segundos para responder, um tempo relativamente longo para se expressar. Isso já é um ponto importante.
Além disso, é essencial lembrar que palavras e frases são os blocos de construção de uma conversa. Se uma pessoa consegue formular uma frase gramaticalmente correta, escolher as palavras certas e articulá-las de maneira apropriada, ela pode transferir essa habilidade para enunciados mais longos. Não é necessário avaliar todos os diferentes tipos de interação oral para saber se alguém é capaz de se comunicar bem. Podemos solicitar linguagem controlada; se a pessoa consegue articular bem suas ideias, sem pausas ou divisões excessivamente longas, e constrói frases corretamente, conseguimos inferir como ela se sairia em situações reais.
Voltando ao que foi mencionado anteriormente, obtemos muitas informações do que é dito. Uma pausa incomum ou uma gaguejada pode indicar que essa pessoa está tendo dificuldades com o processamento linguístico. Talvez ela esteja alocando recursos para escolher vocabulário ou para articular as palavras por não estar familiarizada com o idioma. Com isso, podemos comparar com o comportamento de falantes nativos ou de pessoas com diferentes níveis de proficiência para determinar a pontuação com precisão, mesmo com amostras curtas.
Além disso, se considerarmos todas as dimensões da proficiência oral, temos as habilidades principais, como pronúncia, fluência, vocabulário e gramática (ou domínio das frases). Também existem habilidades sociolinguísticas, como pragmática, nuances sociais, alternância de turnos e estratégias de conversação. Se pensarmos nessas habilidades como um "gráfico de pizza", ao cobrir as competências linguísticas principais, já estamos lidando com uma grande parte desse gráfico. Se uma pessoa consegue desempenhar essas habilidades principais sem esforço cognitivo adicional, ela pode focar mais nos aspectos sociolinguísticos, como estratégias de conversação, que muitas vezes são transferíveis da língua materna.
Por exemplo, se alguém consegue ser educado em sua língua nativa, e domina vocabulário, gramática e pronúncia da língua-alvo, essa pessoa não precisará pensar nesses aspectos básicos. Assim, poderá ser educada e adequada também no novo idioma. Portanto, com a abordagem mencionada, é possível avaliar globalmente as habilidades de fala e obter uma precisão detalhada sobre a proficiência oral de um estudante.
2. Como a leitura em voz alta ajuda a determinar as habilidades de fala em inglês?
O teste inclui uma seção em que as pessoas simplesmente leem em voz alta. Para que isso serve na avaliação das habilidades de fala em inglês? Em primeiro lugar, é o primeiro item do teste, e isso torna o início mais acessível e tranquilo. É um tipo de atividade simples, e a maioria das pessoas sabe como ler em voz alta, o que ajuda os participantes a se sentirem mais à vontade. Mas, na verdade, as informações que obtemos dessa atividade são muito úteis. Quando os candidatos leem, conseguimos aprender muito sobre a pronúncia deles. Eles conseguem pronunciar todas as palavras de forma compreensível? Isso também nos dá uma ideia sobre a fluência na leitura e o quanto eles compreendem o que estão lendo. Eles fazem pausas nos lugares corretos? Agrupam as palavras de forma expressiva, sugerindo que entendem o texto? E como está a entonação deles? Portanto, é uma maneira tranquila para quem está fazendo o teste, mas extremamente útil para nós, pois contribui para as pontuações de pronúncia e fluência.
3. Existe uma seção onde as pessoas repetem frases. Isso não é apenas um teste de memória?
Uma seção onde as pessoas repetem frases não é apenas um teste de memória. Algumas pessoas, ao se depararem com isso pela primeira vez, acham que é um teste de memória. Na verdade, não é um tipo de item inventado por nós. Ele é amplamente reconhecido na área de aquisição de segunda língua (SLA). É um tipo de item altamente pesquisado, e há estudos na área de psicolinguística que demonstram que, na verdade, ele é um teste de proficiência no idioma e não um teste de memória. A memória tem um papel muito pequeno nisso. Se eu pedir para você repetir uma frase de três ou quatro palavras, talvez você consiga repetir apenas imitando os sons e usando sua memória de curto prazo, mesmo sem entender. Você poderia provavelmente repetir. Mas as pesquisas mostram que, após quatro ou cinco palavras, você já não está mais usando a memória. O que o examinando precisa fazer é compreender o que ouviu e, ao repetir, reconstruir a frase. Isso só é possível se ele estiver familiarizado com os itens lexicais e a gramática da frase.
Vamos ver um exemplo. Se eu disser a frase: "Parece que vai chover amanhã, então não esqueça seu guarda-chuva", ela tem, provavelmente, 12 ou 13 palavras. Para um falante nativo, é muito fácil repetir. Ele ouviria e repetiria sem muita dificuldade, não porque está usando sua memória, mas porque tem milhares de horas de experiência de aprendizado do idioma. Ele já encontrou essas palavras e estruturas muitas vezes antes. Na verdade, o que ele faz é agrupar palavras familiares: "Parece que", "vai chover amanhã", "não esqueça seu". Essas são expressões formulaicas que os falantes nativos usam o tempo todo. Eles as conectam sem pensar muito. Um aprendiz de idioma que tem menos familiaridade com essas cadeias linguísticas achará muito mais difícil realizar essa tarefa.
Uma forma de demonstrar isso é tentar fazer o mesmo em outro idioma. Se você pensa que é um teste de memória, tente o nosso teste de árabe. Repetir uma frase em árabe é muito mais difícil do que você imagina. Podemos fazer isso agora. Podemos fazer em japonês. Eu vou dizer a frase em japonês e gostaria que você tentasse repeti-la. A mesma frase seria: "Parece que vai chover amanhã, então não esqueça seu guarda-chuva." "Ashita wa ame ga ori-sōna ki ga surunode, kasa o wasurenaide kudasai." Por favor, repita isso. Quando eu dou essa tarefa à maioria das pessoas, elas não conseguem repetir. Às vezes conseguem repetir a última palavra, "kudasai", porque é o máximo que sua memória permite. E, por sinal, peço desculpas a qualquer falante de japonês pelo meu japonês ruim. Este corpo de pesquisa e nossas próprias experiências de trabalho com este tipo de item nos mostram que ele é um excelente indicador de conhecimento gramatical, de proceduralização das habilidades de gramática, compreensão lexical e também de informações articulatórias, como fluência e pronúncia.
4. Como você pode avaliar a verdadeira habilidade de fala de alguém?
O teste não inclui exemplos reais de fala. Isso não seria artificial? Como é possível avaliar a verdadeira habilidade de fala de alguém? Bem, acho que o teste inclui, sim, exemplos autênticos de fala. Quero dizer, as amostras de fala usadas no teste são reais. Vamos analisar essa questão. Acho que o teste é autêntico de duas maneiras: primeiro, na linguagem com a qual os participantes interagem nos itens, e, segundo, na forma como é feita a pontuação. Olhando para o primeiro ponto, quando desenvolvemos esses itens, seguimos procedimentos para garantir a autenticidade. Nossos elaboradores de itens não criam perguntas do teste a partir da própria imaginação; isso seria inautêntico. Nós os encorajamos a ouvir amostras reais de fala. Quando estão criando os itens, eles deixam a televisão ligada, ouvindo programas culinários diurnos, ou escutam a rádio, como a National Public Radio. Eles vão a cafeterias e prestam atenção nas conversas cotidianas das pessoas. Eles coletam amostras da linguagem usada no dia a dia e desenvolvem os itens dessa forma. Garantimos que a linguagem seja muito natural e que tenha sido realmente falada por alguém. Os textos dos itens são elaborados dessa maneira, e, no estúdio de gravação, incentivamos nossos dubladores — que são pessoas comuns, não atores — a dizerem os itens de forma natural. Não pedimos que leiam os textos dos itens de uma maneira que soe como leitura. Eles olham para o item, talvez o coloquem de lado, e depois falam de maneira natural, como fariam normalmente. Às vezes, eles mudam uma ou outra palavra porque estão falando de forma espontânea, e isso é aceitável. Não os corrigimos se disserem algo assim; é assim que soa normal para eles. Depois, mantemos isso como nosso item. Também garantimos que eles não exagerem ou deem ênfase excessiva ao jeito de falar; pedimos que falem naturalmente. Dessa forma, asseguramos que os participantes do teste tenham contato com uma linguagem natural durante o exame. A pontuação também é autêntica. Os modelos de pontuação são treinados com base em uma referência de falantes nativos. A maneira como falantes nativos respondem ao item é, para nós, a forma correta de responder. Não temos outra maneira de saber qual é uma resposta certa. Se os falantes nativos respondem dessa forma porque isso lhes parece natural, é assim que esperamos que a resposta seja dada. Os modelos de pontuação dependem disso. Embora existam graus de correção, um participante pode responder de modo semelhante ou não a isso. Esse é o nosso modelo de referência. Essas são as duas formas pelas quais garantimos perguntas autênticas no teste e uma pontuação também autêntica.
5. Como lidar com sotaques?
Como lidar com sotaques, de outra maneira? Se alguém fala bem, mas com sotaque, como isso afetará sua pontuação? Todo mundo tem um sotaque. Você tem um sotaque, e eu tenho um sotaque diferente. Assim como quando você tem um ouvinte humano que consegue entender o que você está dizendo, o mesmo acontece com o sistema de pontuação automatizado. Ter um sotaque, seja leve ou regional, não impede que você obtenha uma pontuação alta no teste Versant. Então, a primeira coisa a saber é que sotaques são aceitáveis. Não há preconceito contra diferentes sotaques. O principal para alcançar uma pontuação alta não é ter um bom sotaque, mas ter boa inteligibilidade. Se você responder de forma inteligível, é possível obter uma pontuação alta. Agora, se você tem um sotaque muito forte que prejudica sua inteligibilidade e faz com que um ouvinte humano tenha dificuldade para entender o que você está dizendo, isso será considerado uma questão de pronúncia e poderá afetar sua pontuação nessa subcategoria. Caso um participante do teste se torne ininteligível devido a um sotaque muito marcado, a pontuação de pronúncia pode ser reduzida. Há alguns falantes nativos que têm sotaques regionais particularmente fortes e, por causa disso, podem não obter as notas mais altas, já que outros falantes nativos encontram dificuldade para entendê-los. É importante destacar que falar de forma ininteligível afeta apenas a pontuação de pronúncia e não impacta negativamente as outras subcategorias. O sistema de reconhecimento de fala ainda será capaz de identificar o que você tentou dizer e atribuir pontuação às suas habilidades gramaticais ou de vocabulário, conforme apropriado. Esse impacto será limitado apenas à sua pontuação na subcategoria de pronúncia.
6. O teste de fala funciona bem em todos os níveis de inglês?
Sim, funciona. O teste avalia a proficiência linguística desde iniciantes até aprendizes altamente avançados e é utilizado em diversas situações importantes. Por exemplo, o teste de língua neerlandesa, que desenvolvemos em parceria com o governo dos Países Baixos, é usado para imigração e naturalização. Um nível muito básico de proficiência em neerlandês é exigido. Se você está familiarizado com o Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR), as escalas vão de A1, que é o nível mais baixo, até C2, o mais alto. Uma pontuação de aprovação nesse teste de neerlandês está abaixo do A1; é A1. Candidatos que conseguem demonstrar proficiência oral acima do nível A1- podem ser aprovados no teste. Naturalmente, é um teste importante, então realizamos análises muito rigorosas e mostramos que podemos discriminar com precisão, mesmo nesse nível inicial. No outro extremo, nos níveis mais altos, temos testes como o de inglês para aviação. Claro, queremos que pilotos e controladores de tráfego aéreo se comuniquem sem erros e sem mal-entendidos, que poderiam ser catastróficos. Mesmo nos níveis mais avançados, o teste é eficaz para tomar decisões de aprovação/reprovação em altos níveis de proficiência.
7. Como o seu sistema é treinado para avaliar respostas de testes?
O ponto chave é que o sistema funciona como uma fórmula de previsão. Como uma equipe de falantes nativos, especialistas em escuta, avaliaria o participante do teste? Nós replicamos esse processo. Coletamos muitos dados inicialmente. Reunimos diversas respostas de testes. Nossa equipe de falantes nativos avalia essas respostas. Em seguida, com modelos estatísticos de pontuação, prevemos como os avaliadores humanos se comportariam. Reproduzimos isso usando uma abordagem de análise estatística. Esse é um aspecto. Outro aspecto envolve os dois tipos de participantes usados no desenvolvimento. Durante essa fase, trabalhamos com falantes nativos e com aprendizes. Os falantes nativos são nosso modelo de referência. Eles nos mostram a melhor maneira de responder a um item, o que constitui uma boa resposta, quais palavras são usadas e como devem ser articuladas corretamente. Os aprendizes fornecem níveis de desempenho, do mais alto ao mais baixo. Aprendizes de nível avançado se comportam de forma semelhante aos falantes nativos, enquanto aprendizes de nível mais baixo apresentam um desempenho gradualmente inferior. Usamos isso para nossa escala de pontuação. Com base nos modelos de nativos e nos modelos de aprendizes, determinamos a forma mais precisa de avaliar novos participantes.
8. Como a tecnologia pode determinar o que é ou não um inglês aceitável?
Com tantas variedades de inglês no mundo, como a tecnologia pode determinar o que é ou não aceitável? Primeiro, é importante destacar que não é a tecnologia que decide isso, mas sim a equipe de desenvolvimento dos testes e nossos avaliadores especialistas, que estabelecem os critérios de aceitação. A tecnologia apenas replica decisões tomadas por humanos, e esse é um ponto essencial. Quanto à definição do que é aceitável ou não, como os avaliadores humanos determinam isso? Nossa perspectiva é que o inglês é uma língua global. Nenhum país tem exclusividade sobre o idioma, e há diversas formas de responder corretamente a uma questão. Isso se reflete na coleta de dados que realizamos ao desenvolver os testes. Nós buscamos falantes nativos de diferentes regiões do mundo para realizar nossos testes — não apenas nativos dos Estados Unidos, mas também de outras localidades. As respostas coletadas ajudam a determinar o que é considerado aceitável. Além dessas respostas, contamos com um grupo de especialistas que avaliam se a resposta foi de qualidade em relação à pergunta feita. Eles verificam se a resposta está no tópico, se aborda todos os pontos de forma adequada e se é inteligível e articulada. Não é porque uma pessoa é falante nativa de inglês que ela necessariamente dará uma resposta perfeita; às vezes, sua resposta pode ser insatisfatória. Portanto, embora utilizemos dados de falantes nativos, os juízes finais são a equipe de desenvolvimento e os especialistas, que também representam diferentes regiões do mundo. Para responder à pergunta, é uma equipe de especialistas que determina isso. O inglês é considerado uma língua universal, usada em muitos contextos, mas existem limites para o nível de compreensão e clareza que uma resposta precisa ter.
9. O que acontece se uma pessoa responder em outro idioma?
O que acontece se uma pessoa responder em outro idioma ou em algo incompreensível? Bem, se a pessoa responde em um idioma diferente, assumimos que ela não entendeu o que foi dito e não conseguiu responder no idioma exigido, ou seja, no idioma do teste. Assim, ela recebe uma pontuação incorreta nessa questão. Se algumas respostas foram dadas no idioma errado e outras no idioma correto, ou se a pessoa respondeu em um inglês muito limitado e que não parece compreensível — como algo que parece sem sentido — temos um processo de verificação de qualidade. O sistema de reconhecimento pode determinar: "Não tenho certeza do que essa pessoa está tentando dizer. Pode ser inglês, mas não soa como inglês para mim." Nesse caso, o sistema retorna um sinalizador no relatório de pontuação, e o administrador do teste analisa e decide: "Ok, talvez tenha ocorrido um problema com este teste. Preciso revisar isso mais de perto, conversar com a pessoa ou simplesmente realizar o teste novamente."
10. O que fazer se a pessoa candidata ao teste ficar em silêncio durante boa parte do tempo?
Bem, o silêncio é um problema em um teste de fala. Precisamos que a pessoa fale para avaliá-la. Podemos permitir uma certa quantidade de silêncio. Por exemplo, suponha que a pessoa fique quieta em metade das questões do teste ou talvez diga "não sei" em metade delas. Provavelmente podemos lidar com isso e atribuir uma nota. Obviamente, as pontuações de conteúdo serão bastante baixas, já que não consegue responder metade das perguntas, o que a penaliza nesse aspecto. Em relação à pronúncia e fluência, se tivermos uma amostra suficiente e avaliável da linguagem da pessoa candidata, podemos atribuir pontuações nesses critérios, e isso pode não impactar tanto sua pontuação no modo de falar. No entanto, se permanecer em silêncio em mais da metade do teste, surge a questão de saber se temos uma amostra suficiente de linguagem para avaliar adequadamente o modo de falar, a pronúncia e a fluência. Em certo ponto, em determinado limite, o sistema indicará que não há dados suficientes para avaliar a pessoa candidata e, portanto, não tentaremos atribuir uma pontuação. Isso será registrado no relatório de notas, indicando que há silêncio excessivo e que não foi possível fornecer uma avaliação adequada. Portanto, para responder à pergunta, muito silêncio começará a penalizar a pessoa candidata até certo nível. Além de um limite específico, não será possível avaliar.
11. E quanto aos candidatos do Japão?
E quanto aos candidatos do Japão? Parece que esse teste não funcionará bem para eles porque o aprendizado e os testes de inglês no Japão são diferentes. Sabe, cada país é único em termos de aprendizado de idiomas, influência da língua materna e na forma como aborda o aprendizado e os testes de idiomas. Então, é natural que alguém de um país específico se preocupe se suas próprias questões serão levadas em conta em testes padronizados e automatizados. Mas a coisa reconfortante é que consideramos isso em nossos processos de modelagem e na abordagem para desenvolver nossos modelos de pontuação.
Isso tem relação, em parte, com os itens apresentados nas perguntas que formulamos. Nós as revisamos globalmente e garantimos que não haja viés cultural ou conhecimento prévio embutido nelas. Você não será prejudicado porque vem de um país específico, nem será favorecido por isso. Seu esquema de conhecimento, por ter crescido lá, não influenciará sua nota no teste.
Além disso, quanto ao seu próprio sotaque, estilo de fala e abordagem às perguntas, coletamos dados de candidatos de mais de 150 diferentes origens linguísticas. No desenvolvimento de nossos modelos, acomodamos todos esses fatores. Então, você pode ficar tranquilo como candidato, independentemente de qual país você venha, sabendo que não será favorecido nem prejudicado por conta disso.
12. Avaliando habilidades de fala.
Algumas pessoas precisam falar inglês para um propósito muito específico. Por exemplo, as habilidades de fala necessárias para um funcionário de hotel são diferentes das habilidades exigidas para um contador. Como avaliar as habilidades de fala de alguém sem perguntas específicas nessas áreas? Bem, para os testes Versant, eles avaliam o domínio geral em inglês e não são específicos de um campo. Se quisermos desenvolver testes voltados para áreas específicas, podemos fazê-lo. Por exemplo, o teste de inglês para aviação foi desenvolvido especificamente para essa área. Agora, os testes de inglês e espanhol Versant avaliam a competência geral em conversação. A teoria aqui é que, se o candidato consegue se expressar em tempo real, responder às perguntas conforme as ouve e se comunicar de forma inteligível e precisa, ele pode transferir essa habilidade para outros domínios. Assim, se você estiver avaliando para um propósito específico, como a indústria hoteleira, de lazer ou call centers, pode usar os testes Versant como uma ferramenta de triagem. Esta pessoa possui as competências fundamentais necessárias para falar em inglês? Depois de estabelecer que o candidato potencial possui essas habilidades, você pode oferecer treinamento no trabalho e prepará-lo com o vocabulário específico necessário para esse domínio ou função.
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
1. Não consigo ver as pontuações dos testes na minha conta do ScoreKeeper. O que devo fazer?
As pontuações dos testes geralmente estão disponíveis no ScoreKeeper poucos minutos após terminar um teste e enviar as respostas para o sistema de testes Versant. Se as pontuações não estiverem disponíveis em até 15 minutos, pode ser por um dos motivos a seguir:
Sua conexão com a internet pode ter sido interrompida. Saia do cliente CDT, reconecte-se à internet e abra novamente o cliente CDT. Os testes serão enviados automaticamente para o sistema de testes Versant, e as pontuações ficarão disponíveis em breve.
O sistema de testes Versant pode estar enfrentando uma breve indisponibilidade. Verifique com o(a) responsável pela sua conta se há alguma manutenção programada e quando o sistema estará disponível novamente. Assim que o problema for resolvido, os testes realizados durante o período de indisponibilidade serão corrigidos por ordem de envio, dentro da capacidade máxima de correção.
2. O que posso fazer se o CDT não abrir quando clicar no atalho?
Na maioria das vezes, esse problema ocorre porque o atalho está corrompido ou há um problema de permissão. Para resolver, siga uma das opções:
Clique com o botão direito no ícone do atalho > Excluir
Vá ao menu Iniciar > Todos os Programas > Pearson > CDT Client, para abrir o CDT
No Windows 8 ou superior, clique com o botão direito no ícone do atalho do CDT e selecione Executar como Administrador.
3. Por que não consigo acessar a seção de Administrador do CDT?
Esse problema acontece quando o nome de usuário ou senha estão incorretos. Por favor, confira o nome de usuário e a senha na folha de login Master ScoreKeeper, fornecida pela Pearson APS.
4. Por que não consigo pré-baixar os testes?
O problema com o pré-download dos testes pode ocorrer devido a três questões mais comuns:
Faça login no ScoreKeeper
Clique em Listar Lotes e depois em Materiais de Teste
A Chave do Lote está localizada no topo da página, embaixo de Tipo de Teste
Abra o Cliente CDT
Clique em Menu e depois em Administração
Selecione Visualizar Testes
Clique em Atualizar a lista de TINs
Faça login na sua conta do ScoreKeeper
Clique em Listar Lotes e depois em Visualizar Resultados
Selecione o link: Clique aqui para ver uma lista de todos os testes neste lotepara garantir que os TINs ou o lote estão disponíveis.
A chave do lote pode não ser válida. A Chave do Lote é um código alfanumérico de 12 caracteres único para cada lote. A Chave do Lote pode ser encontrada na sua conta do ScoreKeeper:
O lote não possui testes disponíveis.Se o lote já foi baixado para o seu computador, atualize primeiro a lista de TINs. Isso ajuda a garantir que você veja a lista mais recente de TINs não utilizados. Para fazer isso:
Os TINs ou o lote não podem ser localizados. Os TINs ou o lote inteiro podem já ter sido utilizados. Verifique o status dos TINs ou do lote.
Se os TINs ou o lote não puderem ser localizados na conta do ScoreKeeper do campus, os testes podem ter sido atribuídos a um campus diferente.
5. Como posso corrigir a tela do meu CDT se ela não estiver sendo exibida corretamente?
Esse problema geralmente acontece quando as configurações de resolução da tela não estão ajustadas corretamente. Para corrigir, verifique as configurações de resolução da tela seguindo os passos abaixo:
Abra o Painel de Controle.
No Painel de Controle, clique em Vídeo.
Clique na aba Configurações.
Verifique a configuração de resolução da tela na seção Área da Tela. Ela deve ser, no mínimo, 1024 x 768.
Ajuste o controle deslizante para configurar a resolução no mínimo requerido, se necessário.
6. O que devo fazer se eu receber o erro de execução "JET runtime error" ao abrir o CDT pela primeira vez?
Esse erro pode acontecer devido a uma incompatibilidade do CDT com o driver de áudio nativo do Windows. Para resolver o problema, siga os passos abaixo:
Conecte um headset (fone) USB e tente abrir o CDT novamente.
Se um headset (fone) USB não estiver disponível, adicione o arquivo de propriedades (fornecido pela Pearson APS) na pasta c:\Pearson\CdtClient e reinicie o CDT.
Nota: Entende-se que o disco C seja a parte do disco rígido onde os programas estão instalados.
7. O que devo fazer se meu Número de Identificação do Teste (TIN) estiver incorreto?
Confira na Planilha de Rastreamento do Lab se o TIN está correto. Um TIN deve conter 8 dígitos numéricos.
Se ainda houver dúvidas, localize o TIN na conta ScoreKeeper do campus para verificar o status.
Faça login na sua conta ScoreKeeper.
Clique em Listar Lotes.
Insira o TIN na caixa de busca do TIN.
Selecione o link: Clique aqui para ver uma lista de todos os testes neste lotepara garantir que o TIN seja válido e esteja associado à conta.
Você pode receber o mesmo erro se o TIN já tiver sido usado. Nesse caso, verifique na Planilha de Rastreamento do Lab se a linha de assinatura foi assinada, indicando que o TIN já foi emitido e usado.
Se ainda houver dúvidas, localize o TIN na conta ScoreKeeper do campus para verificar o status.
Faça login na sua conta ScoreKeeper.
Clique em Listar Lotes.
Insira o TIN na caixa de busca do TIN.
Selecione o link: Clique aqui para ver uma lista de todos os testes neste lotepara ver o status do teste na coluna Status.
8. Por que ocorre erro de falha de áudio durante a verificação do volume dos fones de ouvido?
Esse erro geralmente acontece se os alto-falantes não estiverem ajustados corretamente. Para resolver o problema, verifique seu equipamento:
Acesse Painel de Controle > Hardware & Som > Sons > Propriedades dos Alto-falantes > Nível, e confirme se você consegue ouvir o áudio ao clicar no botão Reproduzir.
Ajuste os níveis dos alto-falantes conforme necessário.
9. O que devo fazer se o teste exibir o status "Ativo" por mais de 15 minutos após a conclusão?
Esse status indica que a sessão não pode ser finalizada devido à sincronização dos arquivos. Para finalizar a sessão, siga estas etapas:
Feche o CDT.
Conecte-se à Internet.
Abra o CDT novamente. O programa irá sincronizar e as respostas dos testes começarão a ser enviadas ao sistema de avaliação.
Deixe o CDT aberto por no mínimo 60 minutos para permitir que todas as respostas dos testes sejam enviadas.
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
1. Como acessar o aplicativo de teste Versant?
O aplicativo de teste Versant by Pearson pode ser baixado na Google Play (para Android) e na Apple App Store (para Apple iOS). Abra qualquer uma dessas lojas e pesquise por Versant. Toque no aplicativo Versant da "Pearson Education, Inc." e baixe-o.
Toque em "Permitir" no Android ou em "OK" no iOS quando solicitado a autorizar a gravação de áudio pelo aplicativo. Isso é necessário para que o aplicativo avalie as respostas do seu teste de áudio.
iPhone:
No seu iPhone, abra a loja de aplicativos da Apple. Procure por "Versant". Toque no aplicativo Versant da "Pearson Education, Inc." e baixe-o.
Como alternativa, você pode navegar diretamente para o aplicativo Versant acessando https://itunes.apple.com/us/app/versant/id1140724927?mt=8
Toque em OK quando solicitado para autorizar o aplicativo a gravar áudio. Isso é necessário para que o aplicativo avalie suas respostas no teste de áudio.
Android:
Antes que o teste possa começar, você deve permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.
Instale o aplicativo
a. No seu dispositivo Android, navegue até https://hermes.ordinate.com/versant-app/index.html
b. Serão solicitadas suas credenciais de segurança. Quando solicitado, digite:
c. Toque no link que diz Instalar aplicativo Versant Android
d. O arquivo .apk será baixado para seu armazenamento local.
e. Navegue até o arquivo .apk baixado usando o navegador de arquivos. Para acessar o navegador de arquivos, acesse a tela inicial e, em seguida, Configurações > Gerenciador de Arquivos > Download > versant-app-release.apk. Toque no arquivo.
f. Você verá uma página de aviso antes de instalar o aplicativo. Leia a tela. Em seguida, toque em Instalar.
g. O aplicativo Versant será instalado. Após a conclusão da instalação, toque em Abrir para abrir o aplicativo.
h. Abra o aplicativo Versant. Você verá dois prompts. Leia-os e toque em "Permitir"para ambos.
2. Quais são os requisitos do sistema?
Você pode verificar se seu dispositivo atende aos requisitos do sistema no artigo Versant by Pearson - Requisitos do sistema na seção Aplicativo móvel .
3. Onde obtenho meu Número de Identificação de Teste (TIN)?
O administrador do teste é responsável por fornecer o número de identificação do teste (TIN).
4. É necessário usar fones de ouvido para o teste?
Fones de ouvido não são obrigatórios, mas podem ser usados para o teste. Suas respostas gravadas provavelmente terão melhor qualidade se você não usar fones de ouvido.
5. É necessário um microfone diferente do que o do telefone para o teste?
O uso de um microfone ou fone de ouvido externo é opcional no aplicativo. Se for usar um microfone ou fone de ouvido externo, recomendamos posicioná-lo a uma distância de 2 a 5 cm da boca.
Além disso, se estiver usando fones de ouvido, simplesmente deixe o microfone em sua posição natural.
Não segure ou toque no fio com o microfone durante o teste, pois isso pode introduzir ruído estático ou de fundo.
6. Como posso usar o aplicativo nos meus testes?
Siga as instruções de instalação do aplicativo nestas Perguntas frequentes para instalar com sucesso o aplicativo de teste Versant.
Para administradores de testes que estejam realizando testes em seu dispositivo, você pode pré-baixar os testes para o seu dispositivo usando a funcionalidade Admin (Gerenciador de Testes). Isso permitirá que você realize testes em áreas sem internet.
Emita NIFs exclusivos para os candidatos; opcionalmente, imprima provas da sua conta Scorekeeper e distribua NIFs dessa forma.
7. Recebi a seguinte mensagem: "Erro: O TIN está incorreto."
Verifique se o TIN que você inseriu corresponde ao TIN que você recebeu.
Se os seus TINs corresponderem, entre em contato com o administrador do teste.
8. O aplicativo travou enquanto eu estava baixando meu teste.
Saia do teste e confirme novamente sua conexão com a Internet, desligando e ligando novamente sua conexão Wi-Fi.
Entre novamente no aplicativo e insira seu NIF novamente. Se não conseguir continuar, entre em contato com o administrador do teste.
9. Quanto tempo leva para concluir a instalação do aplicativo de teste Versant?
O tempo de download varia de acordo com a conexão de rede do usuário. O aplicativo pode ser instalado em menos de 5 minutos.
10. É necessário alterar alguma configuração (por exemplo, som) no telefone antes de fazer o teste?
Toda a calibração pode ser feita dentro do aplicativo, usando os controles na tela durante a sequência de calibração ou usando os botões do dispositivo a qualquer momento. Você só precisa autorizar o aplicativo a gravar áudio. Isso é necessário para permitir a pontuação das respostas do teste de áudio.
11. É necessária uma conexão com a Internet antes, durante ou depois do teste?
Quando o teste for pré-baixado no dispositivo por um administrador, você poderá realizá-lo sem internet. No entanto, a internet será necessária após o teste para enviar as respostas em áudio para pontuação.
Quando o teste NÃO for pré-baixado no dispositivo por um administrador, você deverá estar conectado à internet ao iniciar e concluir o teste. Fora desses horários, você poderá usar o aplicativo sem conexão.
12. Que tipo de ambiente é melhor para fazer o teste?
Encontre um local tranquilo, sem distrações, longe de outras pessoas ou ruídos ambientais. Certifique-se de que você consiga utilizar boa conexão de internet algum tempo antes do teste para baixar os itens e depois do teste para enviar suas respostas e obter uma pontuação.
13. O usuário do aplicativo de teste Versant deve segurar o telefone ou o colocá-lo sobre a mesa na frente dele?
O aplicativo de teste Versant suporta ambos os métodos.
Para obter a melhor qualidade de gravação sonora, o ideal é colocar o dispositivo sobre a mesa ou segurá-lo (com o braço flexionado naturalmente na altura do cotovelo) a uma distância de 30 a 45 cm à sua frente durante todo o teste, sem fones de ouvido. Não mova o dispositivo após iniciar o teste.
Se estiver usando fones de ouvido, o candidato deve deixar o microfone em sua posição natural. Não segure ou toque o fio com o microfone durante o teste, pois isso pode gerar ruído de fundo ou estática. Além disso, certifique-se de que o volume de fala apropriado não seja nem muito baixo nem muito alto.
14. O teste pode ser feito enquanto estiver dirigindo, usando transporte público ou se deslocando de um local para outro?
O aplicativo Versant Test permite a realização de testes a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, recomendamos que você evite distrações durante o teste para que o ambiente não afete sua pontuação.
Não faça o teste enquanto estiver dirigindo ou em outras situações que exijam total atenção. Ruídos também podem prejudicar sua pontuação.
15. O que acontecerá se mensagens de texto, e-mails ou telefonemas forem recebidos durante o teste?
Recomendamos que você evite distrações durante o teste. O aplicativo solicitará que você entre no Modo Avião e desative o Wi-Fi no momento apropriado antes do início do teste. Receber essas notificações pode causar distração e afetar sua pontuação, ou até mesmo encerrar o teste prematuramente.
16. Como habilito o Modo Avião no meu dispositivo?
17. E se o download do conteúdo de teste tiver parado e não parecer estar avançando?
A barra de progresso do download indica o progresso do download. A velocidade de download do conteúdo de teste depende da sua conexão de rede. Se já se passaram de 5 a 10 minutos e você não vê o progresso do download avançar, o download pode ter parado devido à conexão intermitente com a internet. Force o fechamento do aplicativo e reinicie o download.
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1. Quanto tempo dura o teste?
O tempo estimado necessário para concluir o teste é exibido na tela "Visão geral" do aplicativo.
2. O seguinte pop-up apareceu: "Versant gostaria de acessar o microfone" O que fazer?
Toque em OK e continue o teste. Se você acidentalmente não deu permissão ao Versant, habilite o aplicativo para acessar o microfone:
º Para dispositivos Apple: vá em Ajustes > Versant > Microfone e ative o Versant para ter acesso ao microfone.
º Para dispositivos Android: - Versões 4. e 5.0: O acesso ao microfone foi fornecido durante o download do aplicativo. Entre em contato com o Suporte para obter mais assistência. Versões v6.0 ou superior: Acesse Configurações > Aplicativos > Versant > Permissões . Em seguida, certifique-se de que o microfone esteja ativado.
3. Não consigo ouvir o áudio.
Verifique se o seu fone de ouvido ou dispositivo não está no modo mudo. Além disso, verifique se o fone de ouvido está conectado corretamente.
Se você não chegou à tela "Visão geral do teste", saia do aplicativo, entre novamente e insira seu TIN novamente.
Se você chegou à tela "Visão Geral do Teste", solicite um novo TIN ao administrador do teste, saia do aplicativo, entre novamente e insira o novo TIN.
A primeira tela após clicar em "Calibração do Teste" permitirá que você ajuste o volume. Mova o controle deslizante para a direita até ficar satisfeito.
4. O que acontece se um usuário do aplicativo de teste Versant não responder a uma pergunta durante o teste?
Os candidatos não são obrigados a responder a todas as perguntas.
Se um usuário não responder à pergunta no tempo estipulado, o teste passará para a próxima pergunta. Errar uma pergunta não encerrará o teste; no entanto, pode afetar a pontuação do teste.
5. Um usuário do aplicativo de teste Versant pode pular e voltar para uma pergunta?
Não, o teste é feito em um formulário fixo. O usuário só pode avançar.
6. Um usuário do aplicativo de teste Versant pode sair do teste e retomá-lo mais tarde?
Quando os candidatos colocam o aplicativo em segundo plano ou saem, eles podem retornar ao aplicativo e continuar a partir da última seção do teste iniciada.
Os candidatos podem fazer isso até duas vezes , com um máximo de 45 segundos fora do aplicativo entre as duas tentativas. Depois disso, não poderão usar o mesmo TIN.
Somente em caso de falha do aplicativo, o candidato terá até 4 horas desde o início do teste para retomá-lo. Ele retomará a prova na primeira questão da última seção iniciada.
7. O aplicativo de teste Versant coleta alguma informação do telefone do usuário além dos dados de teste relevantes e seu TIN?
No início do teste, o usuário é solicitado a informar seu nome completo e o local onde fará o teste.
Ao final do teste, o usuário recebe diversas perguntas opcionais sobre suas informações demográficas e de idioma. Essas perguntas são opcionais e não precisam ser respondidas.
8. Que tipo de dados são necessários para o aplicativo de teste Versant (ou seja, dados demográficos, nomes de usuário/senhas, listas, notas, etc.)?
Que tipo de cláusula de privacidade (confidencialidade de dados) é exigida entre as empresas que administram o teste e os candidatos?
Todos os dados para rastrear um teste são tornados anônimos. Os usuários inserirão um NIF fornecido pelo gerente do teste, e este gerente será responsável por rastrear todos os dados associados entre o usuário e o NIF.
Ao final do teste, os usuários têm a opção de informar seu gênero, país de nascimento e idioma nativo. Essas perguntas não precisam ser respondidas e os dados não serão compartilhados com terceiros.
9. O usuário do aplicativo de teste Versant precisa lidar com algum problema de segurança ao usar o aplicativo? O site que troca dados é seguro?
A criptografia foi implementada tanto para o conteúdo do teste quanto para as respostas dos candidatos, ou seja, é um ambiente completamente seguro.
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
2. Com que rapidez um usuário do aplicativo de teste Versant pode receber sua pontuação?
3. Após o teste, o usuário do aplicativo de teste Versant precisa manter o aplicativo ou ele pode ser excluído do smartphone?
4. O que acontece se mais de um dispositivo tiver o mesmo TIN preenchido porque foram retirados ao mesmo tempo?
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
Confira a seguir possíveis mensagens de alerta/erro e as possíveis solucões.
Mensagem de erro: |
Solução: |
Ocorreu um erro inesperado. Tente novamente. Se o erro persistir, use um TIN diferente. |
Tente um TIN diferente. Se o problema persistir, entre em contato conosco . |
Ocorreu um erro inesperado. Tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato conosco. |
Tente novamente após 5 a 10 minutos. Se o problema persistir, entre em contato conosco . |
Ocorreu um erro de rede. Tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com o administrador do sistema. |
Tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com o administrador do sistema. |
Sem conexão de rede. Desative o Modo Avião ou use o Wi-Fi para acessar a rede. |
Verifique sua conexão com a internet. Desative o Modo Avião ou use o Wi-Fi para acessar a internet. Se estiver usando cabo de rede, confira se o mesmo está bem conectado ao computador e ao modem de internet. |
O período de retomada deste teste terminou. O teste foi cancelado. |
Entre em contato com o administrador do teste ou obtenha um TIN diferente. |
O TIN está incorreto. |
Verifique seu TIN e tente novamente. |
Há um problema com este NIF. Insira um NIF diferente. |
Insira um TIN diferente. |
Não há espaço livre suficiente no dispositivo para realizar este teste. Por favor, libere espaço em disco. |
Não há espaço em disco suficiente para baixar o conteúdo para um teste. Exclua o conteúdo desnecessário do seu dispositivo e tente novamente. |
Este teste já foi utilizado. Insira um TIN diferente. |
Por favor, insira um novo TIN. |
Este TIN expirou. |
Entre em contato com o administrador do teste. |
Erro desconhecido. |
Tente novamente. Se o problema persistir, entre em contato conosco . |
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
1. Que código devo inserir depois de tocar em Admin na tela principal?
Digite 8377268 ou "Versant" no teclado.
2. Como posso ver quais testes foram baixados para o meu dispositivo?
Entre na seção Admin do aplicativo e toque em Testes baixados .
Você verá uma lista de todos os NIFs disponíveis e seus respectivos status. Se a lista parecer desatualizada, toque em " Atualizar Lista de NIFs" na parte inferior.
3. Minha chave TIN/lote não é reconhecida.
Verifique se você está inserindo o TIN/Chave de Lote exatamente como aparece no seu papel de teste ou na conta ScoreKeeper.
Se o problema persistir, entre em contato com o suporte .
4. Sou administrador de testes. O teste foi concluído, mas não consigo visualizar as pontuações.
Verifique a tela de status do teste no dispositivo em que o teste foi realizado. Veja se as respostas para o TIN foram enviadas. Se as respostas não foram enviadas com sucesso, certifique-se de que o dispositivo esteja conectado à internet.
Se a tela Status do Teste mostrar que as respostas foram carregadas com sucesso, pode ser que o lote tenha sido configurado com pontuações bloqueadas.
5. Como faço para excluir testes baixados do aplicativo?
Para remover os testes baixados do aplicativo, primeiro certifique-se de que todas as respostas foram enviadas para pontuação, visualizando a tela de Status do Teste. Em seguida, desinstale o aplicativo e reinstale-o.
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
1. Que tipos de licenças estão disponíveis para o aplicativo de teste Versant?
Os testes são adquiridos individualmente ou em lotes. Entre em contato com seu gerente de contas da Pearson para solicitar testes adicionais.
2. Quais suportes de idioma nativo estão disponíveis para as avaliações realizadas em inglês?
O aplicativo de teste Versant está disponível atualmente apenas em inglês, mas suporte a idiomas nativos estará disponível no futuro.
3. Existe uma versão da avaliação em idioma nativo disponível?
O aplicativo de teste Versant atualmente é entregue apenas em inglês, mas estará disponível em outros idiomas no futuro.
4. Como posso obter suporte técnico?
Caso precise de nosso suporte técnico, entre em contato conosco .
5. Os dados do aplicativo de teste Versant serão compartilhados com terceiros?
Não, os dados do aplicativo de teste Versant não serão compartilhados com terceiros.
Versão 1.0.0 - Publicado em 30/05/2025
Antes de iniciar uma avaliação do Versant, certifique-se de que seu dispositivo atende aos requisitos técnicos essenciais:
Versant English Test
Versant English Placement Test
Versant English Writing Test
Versant 4 Skills Essential Test
IMPORTANTE:
Verifique a seguir se seu dispositivo possui os requisitos mínimos para realização do teste:
Computador / Notebook
Sistema operacional: Windows® XP SP3+, Vista 7, 8 ou 10
Memória: 512 MB para Windows XP; 1 GB para Windwos 7, 8 e 10
Espaço em disco: 5 GB de espaço livre em disco
Processador: Pentium®III a 600 MHz ou superior
Navegadores: Internet Explorer 7.0 ou superior
Rede (recomendado): conexão à Internet de banda larga (T1, DSL ou cabo)
Resolução da tela: pelo menos 1024px por 768px
Outros: Acesso de segurança de rede para permitir que o aplicativo CdtClient.exe acesse hhtps://www.VersantTest.com (porta 443)
Aplicativo Web (Navegadores de Internet)
Sistema operacional: Windows® XP, 7, 10 / Mac OS 10.10+
Compatibilidade do navegador:
Google Chrome v61+
Mozila Firefox v52+
Microsoft Edge 44+
Largura de banda da rede: 32 KB/s
Resolução da tela: 1024px x 768px
Fone de ouvido: O fone de ouvido USB montado na cabeça com microfone e fones de ouvido deve ser compatível com os requisitos abaixo. Um fone de ouvido deve ser usado durante o teste; microfones de computador embutidos não são aceitáveis.
Recursos de fone de ouvido
Modo de som: estéreo
Peça de ouvido: Duplo
Tamanho da unidade do driver: 32 mm
Resposta de Frequência: 20-20000 Hz
Impedância: 32 ohms
Recursos do microfone
Resposta de frequência: 100-1200 Hz
Impedância: 3320 ohms
Aplicativo para dispositivos móveis (celular/tablet)
Sistema operacional: iOS v10+, Android v5.1+
Espaço necessário:
Tamanho do download do aplicativo ~ 9,5 MB
Armazenamento mínimo necessário para fazer um teste ~ 29 MB
Armazenamento necessário para pré-baixar testes 140 MB
Conexão de Internet 3G ou Wi-Fi durante o download de teste (6-12 MB)
Rede (recomendado): Conexão à Internet 3G ou Wi-Fi durante o upload da resposta (6-12 MB)
Observação : A Internet não é necessária durante o teste.
Fone de ouvido: opcional. Para obter a melhor qualidade de gravação de som, o uso ideal é no modo Telefone sem fone de ouvido. O modo de alto-falante sem fone de ouvido oferece a melhor qualidade de som.
Clique no link a seguir para realizar uma verificação completa de seu dispositivo e sistema operacional, afim de checar se estão aptos para realização do teste.
> https://bit.ly/345BEQJ
Versão 1.0.1 - Atualizado em 30/05/2025