Essa é a hora de descobri!
É o ambiente virtual onde você acessará no dia e horário da sua turma, para suas aulas ao vivo com o professor e colegas.
Para acessar a plataforma Sala de Aula Virtual é muito simples!
1. Acesse o link https://cmspweb.ip.tv/ e informe seu RA e senha. Confira o vídeo tutorial aqui https://youtu.be/V6BGggzpePE
2. Agora confira o vídeo a seguir:
Confira o vídeo tutorial a seguir:
Acesse a Sala de Aula Virtual no dia e horário da sua aula ao vivo, com professor e colegas.
Acesse os tutorias disponíveis nesta playlist: https://www.youtube.com/channel/UC53LLXbelBuk3lyB40GJ2Fg
Não existe obrigatoriedade para o uso de câmera e/ou áudio, porém como se trata de um momento síncrono e interativo, os alunos (as) que desejarem abrir sua câmera e o áudio para levantar uma dúvida ou solicitar apoio ao professor, possuem estes recursos disponíveis na plataforma, bem como o chat onde todos podem interagir com outros alunos e o professor (a) sem a necessidade de câmera e/ou áudio.
Se por algum motivo você não está conseguindo utilizar o áudio ou outro recurso na Sala de Aula Virtual, confira se seu navegador Google Chrome (navegador recomendado) está com as devidas permissões e se está atualizado.
Siga os seguintes passos para realizar as verificações/configurações:
> Atualização do navegador Google Chrome:
1- Na frente da barra de endereço do Google Chrome, clique nos 3 pontinhos e em seguida na opção "Configurações".
2- Na tela exibida, clique na opção "Sobre o Google Chrome", localizada no menu lateral esquerdo.
3- Se existir uma nova versão você será convidado a realizar a atualização e depois clicar em "Reiniciar" o navegador para concluir a instalação.
> Permissões do navegador Google Chrome:
Se você não está conseguindo utilizar áudio ou vídeo na Sala de Aula Virtual, isso pode ser pelo fato de seu navegador Google Chrome não ter as permissões necessárias para utilizar os recursos.
Para resolver esse problema, realize os seguintes passos:
1- Na frente da barra de endereço do Google Chrome, clique nos 3 pontinhos e em seguida na opção "Configurações".
2- Na tela exibida clique em "Privacidade e Segurança" e na sequência em "Configurações do site".
3- Dentro de "Configurações do Site" você encontrará "Permissões" e logo abaixo as opções que deseja conceder permissão:
Para utilização da Sala de Aula Virtual, orientamos conceder acesso a Câmera e Microfone. Então primeiramente clique na opção "Câmera" e na sequência clique na opção "Microfone", e deixe marcada essa opção:
Com essa opção ativa, ao tentar utilizar o recurso será exibida uma mensagem solicitando permissão e então basta conceder o acesso.
ATENÇÃO! Após realizar as configurações acima, utilize o atalho CTRL + SHIFT + R no teclado para atualizar a página.
Se por algum motivo você não está conseguindo utilizar o áudio ou outro recurso na Sala de Aula Virtual, confira se seu navegador Google Chrome (navegador recomendado) está com as devidas permissões e se está atualizado.
Siga os seguintes passos para realizar as verificações/configurações:
> Atualização do navegador Google Chrome:
1- Na frente da barra de endereço do Google Chrome, clique nos 3 pontinhos e em seguida na opção "Configurações".
2- Na tela exibida, clique na opção "Sobre o Google Chrome", localizada no menu lateral esquerdo.
3- Se existir uma nova versão você será convidado a realizar a atualização e depois clicar em "Reiniciar" o navegador para concluir a instalação.
> Permissões do navegador Google Chrome:
Se você não está conseguindo utilizar áudio ou vídeo na Sala de Aula Virtual, isso pode ser pelo fato de seu navegador Google Chrome não ter as permissões necessárias para utilizar os recursos.
Para resolver esse problema, realize os seguintes passos:
1- Na frente da barra de endereço do Google Chrome, clique nos 3 pontinhos e em seguida na opção "Configurações".
2- Na tela exibida clique em "Privacidade e Segurança" e na sequência em "Configurações do site".
3- Dentro de "Configurações do Site" você encontrará "Permissões" e logo abaixo as opções que deseja conceder permissão:
Para utilização da Sala de Aula Virtual, orientamos conceder acesso a Câmera e Microfone. Então primeiramente clique na opção "Câmera" e na sequência clique na opção "Microfone", e deixe marcada essa opção:
Com essa opção ativa, ao tentar utilizar o recurso será exibida uma mensagem solicitando permissão e então basta conceder o acesso.
ATENÇÃO! Após realizar as configurações acima, utilize o atalho CTRL + SHIFT + R no teclado para atualizar a página.
Você tem uma internet de qualidade?
Quando se trata de roteadores para configurar uma conexão Wi-Fi em sua casa, as escolhas mais populares são o WiFi de 2,4 GHz, WiFi de 5 GHz e Wi-fi de 6Ghz.
Agora, você sabe qual a diferença entre elas? Vamos entender!
Embora possa parecer confuso, esses números se referem a três comprimentos de onda de rádio diferentes (geralmente chamados de "bandas" ou "frequências"). Atualmente o padrão de rede Wi-fi mais utilizado no Brasil é o Wi-fi 5, identificado pelas letras "AC" (padrão Wi-fi 802.11ac), que utiliza duas bandas (2.4Ghz de 5Ghz) e por isso é chamado de "Dual Band" ou "banda dupla". Entretanto, o Wi-fi 6, identificado pelas letras "AX" (padrão Wi-fi 802.11ax) nos roteadores, trouxe tecnologias interessantes que podem ajudar no desempenho das tarefas que dependem da performance da internet.
Veja no gráfico abaixo o comparativo de alcance entre as bandas 2,4 GHz e 5GHz e a relação com a velocidade de internet:
Resumo do 2.4Ghz
Contras: menor taxa de dados; mais propenso a interferências; geralmente mais dispositivos usando essa frequência.
Prós: Maior área de cobertura; melhor na penetração de objetos sólidos.
Velocidade máxima de conexão: ~ 150 Mbps.
Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés.
Resumo do 5Ghz
Prós: Maior taxa de dados; menos propenso a interferências; geralmente menos dispositivos usando essa frequência.
Contras: Menor área de cobertura; menos bem-sucedido na penetração de objetos sólidos.
Velocidade máxima de conexão: ~ 1 Gbps.
Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés amplificados.
A banda de 6Ghz proporciona uma grande velocidade, mas há impedimentos a se considerar.
Como você já deve ter percebido, a banda de 6Ghz dos roteadores Wi-fi 6E proporciona uma velocidade consideravelmente superior comparado a faixa de 5Ghz, presente nos roteadores Wi-fi 5 e Wi-fi 6. Entretanto, além dos dispositivos com suporte a esta frequência serem caros, ela tem uma capacidade de alcance de sinal ainda menor que a banda de 5Ghz. Assim como ocorre com as bandas de 2,4Ghz e 5Ghz, onde a faixa de 2,4Ghz consegue chegar mais longe e oferecer sinal a um dispositivo que está a uma grande distância, a faixa de 6Ghz não consegue transpassar muitas barreiras para chegar até chegar ao smartphone, notebook ou tablet.
Resumindo, em termos de capacidade de área de abrangência, temos a seguinte ordem de faixas de frequência, indo do com maior alcance para o que possui a pior capacidade de transmissão por distância: 2,4Ghz > 5Ghz > 6Ghz
Se a banda de 6Ghz tem uma capacidade de abrangência de sinal menor, consequentemente, quem quiser utilizar roteadores Wi-fi 6E não só terá de pagar mais caro para comprar uma unidade, como terá que adquirir vários exemplares (para replicar sinal) para obter um sinal de Wi-fi com boa capacidade de transmissão de dados, eficiência na transferência de dados e maior velocidade final.
Conclusão
Atualmente talvez possa valer a pena adquirir, dependendo do valor, um roteador Wi-fi 6, porém ainda é muito cedo para comprar roteadores Wi-fi 6E, mesmo que a banda de 6Ghz seja atraente pelas suas capacidades.
É simples! Você pode acessar os seguintes links a seguir para testar sua velocidade de conexão! Não se esqueça de fazer o teste do dispositivo que utilizará para fazer a aula virtual.
Link: https://www.speedtest.net/
Link: https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/
Se após realizar os testes a velocidade de download/upload for de 10mb ou superior, você atende aos requisitos para desfrutar de uma excelente aula.
Conexão 3g/4g - Pacote de Dados
Outro ponto muito importante é questionar se a internet do usuário tem limitações de uso. Existem casos em que o usuário esgota seu pacote de dados ou atinge o limite e ocorre a diminuição da velocidade de conexão e com isso, tem problemas com a plataforma, acusando instabilidade/queda do serviço.
R: 1- Para confirmar que seu computador/dispositivo e sistema são compatíveis com o sistema WebRTC, acesse os sites a seguir e faça o teste. Nesses sites você poderá testar entrada e saída de áudio, camera e conexão com a internet. Não esqueça de dar permissão ao site para acesso a camera e microfone quanto solicitado.
Link: https://webrtc.github.io/samples/src/content/devices/input-output/
Link: https://test.webrtc.org/
(Importante: - Após realizar o teste, fechar a janela do navegador)
2- Para testar o compartilhamento de tela no seu computador/dispositivo, acesse o link a seguir.
Link: https://www.webrtc-experiment.com/Pluginfree-Screen-Sharing/#29146770448387826
(Importante: - Após realizar o teste, fechar a janela do navegador)
3- Teste se a velocidade de sua internet é suficiente para utilizar a plafaforma nos links a seguir.
Link: https://www.speedtest.net/
Link: https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/
[Importante: - Para uma boa experiência com a aula virtual, é requisito que o usuário tenha 10mb disponíveis para a utilização da plataforma. Isso significa que, se você tem uma internet contratada de 100mb e na sua casa tem 5 pessoas usando a internet, esses 100mb estão divididos entre os 5 usuários. Portanto, use os links acima para verificar se para o seu dispositivo (celular/tablet/notebook) estão disponíveis pelo menos 10mb para a realização da aula virtual.]
4- O navegador de internet precisa estar devidamente atualizado! De acordo com seu dispositivo, utilize APENAS os navegadores recomendados.
Windows: Chrome (recomendado) ou Firefox.
Android: Chrome (recomendado) ou Firefox.
MacOS: Safari (recomendado) ou Firefox.
IOS: Safari (recomendado) ou Firefox.
R: Veja abaixo uma lista de códigos de erro de áudio, seus prováveis motivos e as orientações para resolver cada caso:
Código 1001: Erro de conectividade ou com firewall do dispositivo. Certifique-se de que sua conexão com a internet está ativa e tente conectar ao áudio novamente.
Código 1002: Erro de conectividade ou com firewall do dispositivo. Certifique-se de que seu dispositivo está corretamente autenticado na sua rede de internet e tente conectar ao áudio novamente.
Código 1004: Erro na ativação do componente de áudio. Tente novamente. Caso o problema persista, verifique se seu firewall ou outra configuração local da rede não estão bloqueando as tentativas de conexão. Verifique também se seu dispositivo atende aos requisitos mínimos para uso do software.
Código 1005: Erro de comportamento do áudio. Tente novamente. Caso o problema persista, utilize outro dispositivo ou navegador. Código 1006: Erro de conexão com componente áudio. Tente novamente, utilizando outro dispositivo ou navegador.
Código 1007: Erro de conexão com componente áudio. Tente novamente. Caso o problema persista, tente acessar a chamada conectado em outra rede de internet ou verifique se seu firewall ou outra configuração local da rede não estão bloqueando as tentativas de conexão.
Código 1008: Erro de conectividade de rede. Certifique-se de que sua conexão com a internet é estável e tente conectar ao áudio novamente.
Código 1010: Erro de conectividade de rede. Caso esteja utilizando mais de uma interface de conexão de rede (uma VPN ativa, por exemplo), tente desativar a VPN ou trocar de rede. Verifique também se seu firewall ou outra configuração local da rede não estão bloqueando as tentativas de conexão.
R: Cookies são pequenos arquivos de texto, gerados na primeira vez em que alguém acessa um website. Sua função é armazenar informações importantes sobre as preferências desse perfil que está acessando o site.
O Elos usa cookies de navegação para validar a sessão de um usuário, quando for ingressar em uma videoconferência. Ocasionalmente pode acontecer de um navegador bloquear os cookies de navegação que seriam usados pelo Elos e isso resultar num erro de autenticação. Em geral esse tipo de erro tem o código 401.
Se você se deparar com o erro 401, habilite os cookies do seu navegador e tente novamente ingressar na videoconferência. Clique nos links abaixo para saber como configurar os cookies nos navegadores suportados pelo Elos:
Firefox > https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/sites-dizem-que-cookies-estao-bloqueados-como-desb
Chrome > https://support.google.com/chrome/answer/95647
Safari > https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac
Atenção: Dispositivos mobile podem apresentar o erro 401 em função de seu tempo de processamento, normalmente mais lento do que dispositivos notebook ou desktop. Caso você se depare com o erro 401 quando tentar acessar uma videoconferência por celular ou tablet, primeiro feche as outras aplicações abertas e/ou as demais abas do navegador, então tente ingressar novamente na videoconferência.
R: No caso de receber uma mensagem de erro ao tentar usar o microfone, siga os passos abaixo para habilitá-lo.
Android | Configuração via navegador (Chrome) - Ao lado do endereço da sala de aula clique no desenho do cadeado e verifique se seu microfone se encontra bloqueado; - Selecione a opção “Configuração do Site” e logo em seguida a opção “Acessar seu Microfone”; - Dê permissão para que seu microfone seja usado e volte para a sala de aula; - De volta a sala de aula, selecione o menu de 3 pontos no canto superior direito da tela; - Selecione a opção “Configurações” e busque pela opção “Configuração do Site”; - Em Configurações do Site selecione a opção “Microfone” e verifique se ele se encontra ativo; - Volte para a aula e recarregue a página.
Configuração de permissão do aplicativo (Chrome e Firefox) - Abra as configurações do seu aparelho Android; - Procure e acesse a opção “Aplicativos”; - Procure e acesse o aplicativo do Google Chrome; - Selecione a opção “Permissões do APP” e logo em seguida selecione a opção “Microfone”; - É necessário que o acesso ao microfone esteja “Permitido”; - Volte para a aula e recarregue a página.
Desktop
Configuração Chrome
Ao lado do endereço da sala de aula clique no desenho do cadeado.
Verifique se seu microfone se encontra bloqueado e selecione a opção “Permitir” e feche o campo de conexão segura.
De volta a sala de aula, clique no menu de 3 pontos no canto superior direito da tela e selecione a opção “Configurações”.
As configurações do Chrome serão abertas em uma nova janela, selecione a opção “Privacidade e Segurança”.
Selecione a opção “Configurações do Site” e role a página até a opção “Microfone”.
Selecione a opção “Microfone”.
Habilite o uso do microfone, exclua as páginas live.elos.vc ou elos.vc da parte de páginas bloqueadas, feche essa aba e volte para a sala de aula.
Equipamentos IOS
Configuração via navegador (Safari)
- Clique no menu AA a esquerda do endereço do site e selecione a opção “Ajustes do Site”;
- Selecione “Microfone” e em seguida selecione a opção “Permitir”;
- Volte para a aula clicando em “OK”.
Configuração via Ajustes (iPhone e iPad)
- Selecione a opção “Ajustes” em seu IOS;
- Selecione “Safari” na lista e vá até a opção “Microfone”
- Em Microfone selecione a opção “Permitir” e volte para a sala de aula.
R: No caso de receber uma mensagem de erro ao tentar usar a câmera, siga os passos abaixo para habilitá-la.
Android
Configuração via navegador (Chrome)
- Ao lado do endereço da sala de aula clique no desenho do cadeado e verifique se sua câmera se encontra bloqueada;
- Selecione a opção “Configuração do Site” e logo em seguida a opção “Acessar sua Câmera”;
- Dê permissão para que sua câmera seja usada e volte para a sala de aula;
- De volta a sala de aula, clique no menu de 3 pontos no canto superior direito da tela;
- Selecione a opção “Configurações” e busque pela opção “Configuração do Site”;
- Em Configurações do Site selecione a opção “Câmera” e verifique se ela se encontra ativa.
Configuração de permissão do aplicativo (Chrome e Firefox)
- Abra as configurações do seu aparelho Android;
- Procure e acesse a opção “Aplicativos”;
- Procure e acesse o aplicativo do Google Chrome;
- Selecione a opção “Permissões do APP” e logo em seguida selecione a opção “Câmera”;
- É necessário que o acesso a câmera esteja “Permitida”;
- Volte para a aula e recarregue a página.
Desktop
Navegador Chrome
Ao lado do endereço da sala de aula clique no desenho do cadeado.
Verifique se sua câmera se encontra bloqueada e selecione a opção “Permitir” e feche o campo de conexão segura.
De volta a sala de aula, clique no menu de 3 pontos no canto superior direito da tela e selecione a opção “Configurações”.
As configurações do Chrome serão abertas em uma nova janela, selecione a opção “Privacidade e Segurança”.
Selecione a opção “Configurações do Site” e role a página até a opção “Câmera”.
Selecione a opção “Câmera”.
Habilite o uso da câmera, exclua as páginas live.elos.vc ou elos.vc da parte de páginas bloqueadas, feche essa aba e volte para a sala de aula.
Equipamentos IOS
Configuração via navegador (Safari)
- Clique no menu AA a esquerda do endereço do site e selecione a opção “Ajustes do Site”;
- Selecione “Câmera” e em seguida selecione a opção “Permitir”;
- Volte para a aula clicando em “OK”.
Configuração via Ajustes (iPhone e iPad)
- Selecione a opção “Ajustes” em seu IOS;
- Selecione “Safari” na lista e vá até a opção “Câmera”
- Em Microfone selecione a opção “Permitir” e volte para a sala de aula.
R: No caso de áudio com ruído, câmera congelada ou oscilação de conexão é necessário verificar se a internet na região está com alguma intermitência. Você pode fazer a consulta através do site https://www.speedtest.net/.
Faça a limpeza de Cache e Cookies seguindo os passos abaixo:
**Caso o problema seja persistente, indicamos encerrar a aula e abrir uma nova.
Clique no menu 3 pontos no canto superior direito da tela.
Selecione a opção “Configurações” (as configurações serão abertas em uma nova aba automaticamente).
Selecione a opção “Privacidade e Segurança”.
No quadro de Privacidade e Segurança selecione “Limpar dados de Navegação”.
Selecione as opções “Histórico de Navegação”, “Histórico de Download”, “Cookies e outros dados do site”, “Imagens e arquivos armazenados em cache” e clique em “Limpar dados”. Após a limpeza, feche a aba de configurações.
De volta a sala de aula clique em “Recarregar está página” ou use o comando F5.
R: Se após realizar todos os procedimentos/checks ainda estiver com problemas, clique no link https://ensino.pearson.com.br/fale_conosco_prontospromundo e nos envie a descrição do problema o mais detalhada possível. A seguir alguns itens para ajudar.
1- Que dispositivo está utilizando? (computador, celular, tablet?)
2- Qual o modelo do dispositivo e versão do sistema operacional? (ex: Celular Samsung S20 e android 8, tablet Samsung Tab-E e android 6, etc)
3- Detalhamento do problema
4- Velocidade de conexão real (Fazer teste no link https://www.brasilbandalarga.com.br/ e informar o resultado. O teste deve ser feito no dispositivo onde a aula virtual será realizada.)
5- Qual o navegador de internet está utilizando?
7- Informar código de erro caso seja exibido
8- É problema com algum conteúdo/curso que não é exibido? Se sim, informar qual conteúdo precisa ser exibido
Para acessar os tutoriais em vídeos, CLIQUE AQUI!